De alguns anos para cá, a Black Friday, data muito tradicional no comércio dos Estados Unidos, se tornou uma das épocas mais importantes para as vendas também aqui no Brasil. A maioria das empresas oferece descontos interessantes durante a última sexta-feira de novembro e muitos consumidores esperam até a data para adquirirem aquele produto que estavam esperando.
E se você tem uma loja ou um comércio, você provavelmente já começou a se preparar para a Black Friday e já tem em mente os descontos que pretende dar aos seus clientes. Mas será que o seu e-commerce está preparado para receber o aumento que você espera no volume de vendas? Nós reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar a preparar seu site para não ter dores de cabeça durante a Black Friday.
1. Tenha certeza que você tem estoque o suficiente no site:
Antes de criar a promoção, certifique-se que você tem um estoque interessante daquele produto no seu site. Não existe coisa pior do que anunciar uma promoção esperando vender bastante e só depois perceber que, na verdade, você não tinha tantas unidades do produto quanto achava que tinha. Calcule mais ou menos quanto você deseja vender, cheque seu estoque e, se preciso, encomende mais unidades do que deseja colocar em promoção antes da Black Friday.
2. Cheque seu servidor:
Tão ruim quanto colocar na promoção um produto do qual você não dispõe de muitas unidades é colocar seu site com ofertas imperdíveis que chamam muitos novos clientes e, no fim, perceber que seu servidor não aguenta aquele volume de acessos. Em uma data em que as pessoas querem comprar rápido para que as mercadorias não acabem, é muito difícil que o cliente continue no seu site e não migre para o concorrente em caso de problemas. O melhor a se fazer é entrar em contato com uma agência especializada para que seja possível verificar se o seu servidor aguenta o número de acessos que você está esperando para a data.
3. Facilite o processo de compra:
Você vai colocar um produto bom na promoção, já checou o estoque, sabe que seu servidor vai aguentar o acesso, mas o processo de compra do seu e-commerce é muito complicado. Imagine que um novo cliente encontra sua loja, deseja fazer a compra do produto e percebe que o cadastro tem que ser feito em muitas etapas, ou que o processo até chegar à finalização da compra é muito complicado. Pode ser que ele desista de comprar no seu site e opte por encontrar o mesmo produto em um concorrente. É muito importante que o processo de compra seja intuitivo e fácil, para que você não perca nenhuma venda.
4. Invista em segurança:
Outra coisa imprescindível não só na Black Friday como também no resto do ano é se certificar que o seu site é seguro para os seus clientes. Imagine só que um novo cliente encontra a sua empresa em razão das promoções da data, resolve comprar na sua loja e depois descobre que os dados dele vazaram, ou que o cartão foi clonado. Esse é o tipo de coisa que não pode jamais acontecer, pois depõe muito contra o seu negócio. Se você quer ter sucesso com um e-commerce é muito importante que você reforce a segurança do seu site contando com o apoio de uma agência especializada em desenvolvimento de sites.
5. Deixe as informações claras:
Durante a Black Friday o cliente quer saber de promoções. Por isso, deixe bem à vista todas as informações sobre os produtos que estão com bons descontos e, se possível, crie uma aba apenas para as promoções da data. Outra coisa importante é se atentar ao tempo de entrega. Tudo bem aumentar o prazo da entrega dos produtos durante um período de aumento de vendas, mas é importante que você deixe isso bem claro para o cliente. É melhor estipular um prazo maior e entregar antes do que atrasar a entrega de algo que o seu cliente está ansioso para receber. Um site bonito, com boa navegação e com informações claras com certeza te ajudará a vender mais.
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