Se você trabalha com marketing, certamente você já ouviu falar em canais de marketing. Ainda que você não esteja completamente familiarizado com o termo, fato é que a sua empresa se utiliza deles com frequência para prospectar novos clientes. Canais de marketing nada mais são do que formas de atingir o seu público. Os mais comuns são as redes sociais, tráfego direto, orgânico e pago, e-mails e referenciais pessoais.
Através deles você pode falar mais sobre seu produto, angariar vendas, trazer informações importantes para seus clientes, entre outras estratégias importantíssimas na era do marketing digital.
Para que a sua empresa não perca tempo na hora de utilizar os canais de marketing com inteligência e segurança, explicamos um pouco sobre o assunto e mostramos maneiras de escolher os melhores canais.
Entenda os objetivos da sua empresa
Antes de escolher os melhores canais para investir em marketing digital, é preciso responder a uma pergunta simples: o que a sua empresa está buscando? A partir daí, fica mais fácil escolher quais os canais que trarão mais resultados.
Vale lembrar que, na hora de traçar seus objetivos, é interessante ser bastante específico. Objetivos vagos como “aumentar vendas” ou “prospectar mais clientes” podem acabar por traçar estratégias menos satisfatórias. Pense em objetivos mais concretos como “aumentar as vendas em 15%” ou “aumentar em 20% os clientes da loja virtual no próximo mês”. Desse modo, fica mais fácil entender em que tipo de canal de marketing investir.
Se o objetivo for aumentar as vendas em determinada porcentagem, investir em links patrocinados ou posts patrocinados em redes sociais pode ser uma boa ideia. Agora, se o objetivo for aumentar o tráfego do seu site, por exemplo, investir em SEO já pode ser uma alternativa melhor.
Crie personas e entenda seu público-alvo
Algo que ajuda bastante na hora de investir em qualquer estratégia de marketing é criar personas. A partir delas você consegue entender a faixa etária do seu público, como ele se comporta, o que ele espera, etc. Desse modo fica muito mais fácil entender em que tipo de canal investir. Se seu público é jovem, investir em redes sociais pode ser a melhor alternativa. Agora, se seu público já é formado de pessoas de meia idade, que leem e-mails com maior frequência, investir em e-mail marketing pode ser mais lucrativo.
Saiba o que já foi feito
Tente se lembrar de estratégias de marketing digital que a sua empresa já utilizou ou vem utilizando. Foque naquilo que já deu certo e tente prestar atenção naquilo que não trouxe o resultado esperado. A partir daí fica mais fácil entender em qual canal investir. Se você tentou fazer uma campanha nas redes sociais e percebeu que ela surtiu menos efeito que e-mails marketing, talvez seja melhor focar em otimizar os e-mails ao invés de investir dinheiro em posts patrocinados, por exemplo.
Para criar a melhor estratégia para a sua empresa, entre em contato com a Oxi Consultoria e ficaremos felizes em te ajudar.