Você já ouviu falar em chatbots? O nome pode parecer complicado, mas chatbots nada mais são do que softwares criados para serem capazes de interagir com pessoas. Cada vez mais comuns em todos os segmentos, estes robôs movidos a inteligência artificial estão criando uma verdadeira revolução no mercado e podem trazer muitas vantagens para quem tem um negócio.
Para que você entenda um pouco mais sobre essa ferramenta, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar:
O que são chatbots?
Em primeiro lugar é importante entender o que são exatamente os chatbots. Como dissemos no início, chatbots são softwares programados para interagirem de forma inteligente com pessoas através de um chat instalado em uma plataforma como um site ou aplicativo. Os chatbots podem ser programados de duas maneiras: através de inteligência artificial, onde o sotfware vai aprendendo com o usuário a responder de forma cada vez mais eficiente; ou através de comandos pré-determinados.
À primeira vista, implementar um chatbot pode parecer uma tarefa complicada, mas a verdade é que com uma equipe bem treinada, ou com a ajuda de uma empresa ou agência especializada, essa é relativamente simples, e pode trazer resultados bastante interessantes para o seu negócio.
Que vantagens um chatbot pode trazer para o meu negócio?
1. Melhor relacionamento com o cliente:
Uma das grandes frustrações que um cliente pode experimentar ao entrar em contato com uma empresa, é a falta de disponibilidade. Imagine por exemplo que você quer saber mais sobre um determinado produto ou serviço e, para isso, envia uma mensagem através do chat do Facebook da empresa em questão. Se você não é rapidamente respondido, as chances de você desistir de fechar um negócio com aquela empresa e procurar um concorrente são bastante grandes.
A implementação de um chatbot acaba com esse problema. O robô interage com o cliente de maneira imediata e pode responder às dúvidas de maneira eficiente e rápida, a qualquer hora. Quando uma empresa mostra disponibilidade, o relacionamento com o cliente consequentemente melhora.
2. Diminuição de custos:
Disponibilidade é uma das qualidades que os clientes procuram em uma empresa. Porém, contratar funcionários para que a sua empresa esteja sempre disponível nas redes sociais para atender ao seu público pode custar um bom dinheiro. A implementação de um chatbot pode custar um pouco no começo, mas diminui bastante os gastos com funcionários ou até mesmo o prejuízo que você teria perdendo clientes que não são rapidamente atendidos pela sua empresa.
3. Facilidade na interação:
Alguns segmentos em especial podem se beneficiar muito com a implementação de um chatbot. Um bom exemplo são, por exemplo, clínicas ou estabelecimentos que ofereçam procedimentos ou serviços sobre os quais o possível cliente precise saber mais. Imagine que você tem uma clínica de estética. O cliente nem sempre tem disponibilidade para ligar e saber mais sobre como funciona cada procedimento, os pacotes disponíveis, e outras informações. Se você tem um bot essa interação é facilitada e o possível cliente pode tirar todas as dúvidas e ainda marcar um horário durante o tempo livre que ele tem em frente ao computador.
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