Como chatbots podem melhorar a experiência do seu cliente

Como chatbots podem melhorar a experiência do seu cliente

Se você é empresário, muito provavelmente já ouviu falar nos chatbots, uma nova forma de comunicação que promete revolucionar o atendimento ao cliente. Apesar de ser uma ferramenta relativamente recente, esses robôs que interagem de maneira automatizada com os usuários têm muito a oferecer no que diz respeito a melhorar a experiência do seu cliente com a sua empresa ou produto. Para que você saiba um pouco mais, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a usar os bots para trazer ao seu cliente uma experiência ainda mais completa:

Os bots podem ajudar em um momento de dúvida:

Imagine que você tem uma loja online. Na hora de comprar em uma loja virtual, o cliente não tem a comodidade de um vendedor que pode auxiliá-lo a sanar algumas dúvidas e muitas vezes tem que recorrer a uma pesquisa na internet para se decidir entre um produto e outro. O problema é que durante a saída do seu site para procurar opiniões sobre um determinado produto, o cliente pode acabar por encontrar uma oferta melhor de algum concorrente e desistir inclusive de concluir a compra. Nesses casos, um bot pode ajudar. Configurar um chatbot para que ele consiga sanar dúvidas dos clientes e para que possa determinar quais dos seus produtos atendem melhor às necessidades deles, pode ser um ganho e tanto para a sua empresa, quanto para a experiência de compra dos usuários.

Bots facilitam a comunicação rápida em qualquer horário:

Muitos empresários ainda têm medo de colocar chatbots para operar em seus canais de atendimento porque acham que o cliente ficará insatisfeito com a experiência. A realidade é o oposto disso. Já que um bot pode ajudar bastante um cliente que não tenha muito tempo para ficar aguardando respostas ou que não possa sempre se comunicar com a empresa em horário comercial. O bot permite que o cliente possa resolver questões com a sua empresa em qualquer horário e, muitas vezes, diretamente do aplicativo que ele já está acostumado a usar, como é o caso do messenger do Facebook ou do Whatsapp. Isso não só poupa o tempo dele, como facilita a interação. Esse tipo de experiência pode ser o determinante que fará com que o seu cliente continue fiel a sua empresa, ao invés de procurar o concorrente.

Chatbots permitem que você conheça mais sobre o seu cliente:

Além de todas as vantagens que já listamos, integrar um bot ao messenger da sua empresa permite que você conheça mais sobre o seu cliente. A partir da interação que as pessoas têm com o bot é possível entender exatamente o que o cliente espera quando entra em contato com o chat, quais aspectos que podem melhorar em seus produtos ou serviços, entre outras questões. Ou seja, se usados de maneira inteligente, os chatbots podem ser grande aliados para criar uma experiência com o cliente completamente satisfatória.

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