As redes sociais tornaram-se ferramentas indispensáveis a quem deseja promover a sua marca por meio da internet. Além de ser um recurso gratuito, é bem provável que o seu público alvo já esteja conectado a alguma delas, já que seu alcance cresce todos os dias.
No entanto, para divulgar a sua empresa nas redes sociais de modo eficiente é necessário um plano de ação. Não adianta ter conta em todas as redes sociais e disparar postagens de maneira aleatória. Além de ser um desperdício de tempo, você vai perder o foco e a chance de direcionar os seus esforços no que realmente importa.
Por isso, é importante primeiro avaliar quais são as redes sociais que o seu público alvo usa com maior frequência. Se os seus clientes em potencial fazem parte de um grupo amplo, que acessa muitas redes sociais, é válido eleger de duas a três para concentrar as ações de marketing.
Depois de criada uma conta nas redes sociais escolhidas, é necessário fazer um planejamento. Deve-se analisar em que dias e horários o seu público alvo costuma acessar essas mídias. E a partir disso, criar uma agenda, definindo a frequência das postagens, o horário ideal, bem como o seu conteúdo.
Dicas para promover a sua marca nas redes sociais
Quem usa as redes sociais já sabe como é grande o fluxo de informação que circula por lá. Assim, é imperativo ter um conteúdo interessante para chamar a atenção dos seus consumidores em potencial.
Também é necessário aparecer com certa frequência, mas sem exagerar na quantidade de postagens diárias. Ainda, as redes sociais diferenciam-se de outros meios de divulgação online, por conta da interação que promovem. Você consegue chegar até o consumidor em horários de lazer, e não somente no momento que ele busca um produto para a compra.
Tendo tudo isso em mente, confira algumas dicas para divulgar a sua empresa em redes sociais:
- Faça postagens interessantes e relevantes: publique conteúdos relacionados à marca da sua empresa e ao gosto do seu público alvo. Faça com que se conectem, com que os seus consumidores em potencial se identifiquem com o seu negócio e com o conteúdo disseminado.
- Divulgue os lançamentos: valorize o seu público alvo com postagens que mostrem em primeira mão os novos produtos da sua empresa. Fale sempre sobre as novidades, em posts que incentivem o compartilhamento com os seus amigos e comentários.
- Interaja com os internautas: sempre responda às perguntas ou comentários dos internautas pelas redes sociais com agilidade, agradecendo até mesmo críticas. Aproveite esse momento para saber o que as pessoas pensam da sua marca.
- Conquiste mais clientes: use as redes sociais para sortear brindes, dar cupons de descontos e fazer campanhas de fidelização. Campanhas do tipo incentivam os internautas a se tornarem os seus mais novos clientes.
- Defina uma pessoa para gerenciar as redes sociais: isso evita que as perguntas não sejam respondidas ou que as postagens não sejam feitas adequadamente. O ideal para potencializar o uso das redes é contratar quem já tem experiência em marketing.
- Acompanhe a repercussão da sua marca: ter uma pessoa ou agência responsável pelo gerenciamento das contas permite fazer um melhor uso delas. O monitoramento periódico da reputação da sua empresa é essencial.
- Conheça todos os recursos: para fazer o melhor aproveitamento de cada rede social, é preciso conhecer todos os seus recursos e aproveitá-los. Hoje, a maior parte das redes fornece suas próprias métricas e ferramentas de análise.
Para promover a sua marca de modo adequado e manter presença na internet, é importante contar com a assessoria de quem tem experiência na área. A Oxi Consultoria é especialista em marketing e pode ajudar o seu negócio a decolar. Clique aqui e receba um diagnóstico gratuito do nosso time de especialistas.