Mais importante do que fazer ações de marketing para divulgar um produto ou serviço, é saber analisar os resultados de maneira eficiente. Quem tem um negócio na internet ou usa a web para promover o que vende sabe da importância do marketing digital. Hoje em dia, saber investir na divulgação online é essencial para qualquer empreendimento.
Mas, será que você está acompanhando os resultados para avaliar se o que tem feito está valendo a pena? A análise das métricas — sistemas de mensuração que avaliam o desempenho de uma ação de marketing — são fundamentais nessa hora.
Relatórios podem ser difíceis e chatos de fazer. Mas, quando se trata de internet, há ferramentas prontas que ajudam você na avaliação do impacto do que foi feito em termos de marketing.
Uma das ferramentas disponíveis é o Google Analytics, que além de gratuita é bastante intuitiva. O recurso fornece uma grande variedade de informações que podem ser poderosas aliadas na tomada de decisões. Ainda, pode te ajudar a conhecer melhor o seu público alvo e identificar o que ele busca. Tudo isso é possível porque, com a ajuda do Google Analytics, são obtidos dados precisos sobre a relação da sua página com os internautas.
Sabe-se, por exemplo, quantos acessos o site tem por dia, quais as páginas mais acessadas, por quanto tempo os usuários ficam em cada página, etc. Dessa forma, você compreende melhor o comportamento da sua clientela e pode ajustar as ações de marketing de modo que se tornem mais eficientes.
Como funciona o Google Analytics
O primeiro passo para usar o Google Analytics é criar uma conta, que pode ser a partir do seu e-mail do Gmail ou conta do Google. Na sequência, é preciso definir o nome da conta, que pode ser o nome da sua empresa. É necessário ainda informar o nome do website bem como o seu URL. Lembrando que é possível atrelar vários sites a uma mesma conta.
Existe também a opção de configurar o fuso horário e aceitar as configurações do compartilhamento de dados. Ambas as opções são importantes e devem ser dadas a devida atenção. A primeira, porque ajuda a saber em que horário o seu site é mais acessado, por exemplo. Já a segunda permite que os dados da sua conta sejam analisados pelos especialistas do Google.
Conheça as principais métricas que o Google Analytics fornece:
Usuários: são os visitantes, refere-se ao número de pessoas que entrou no seu site, em um período de tempo. Pode ser configurado para obter informações do dia anterior, do dia atual, da última semana, das últimas duas semanas, no último mês, dos últimos meses, no último ano, etc.
Sessão: são as visitas, ou seja, o número de acessos que o seu site teve em um determinado período de tempo.
Taxa de Rejeição: refere-se ao número de visitantes que acessaram o seu site e saíram dele depois de terem visualizado apenas uma página.
Duração da sessão: informa quanto tempo o visitante permaneceu no seu site.
Também é possível saber como o internauta chegou até o seu website. O serviço apresenta as seguintes opções:
- Busca orgânica: quando são digitadas palavras chaves nos mecanismos de busca e o seu site aparece;
- Social: quando é acessado por meio das mídias sociais;
- E-mail: como nas ações de e-mail marketing e newsletter;
- Direta: quando é digitado o URL do site direto no navegador;
- Referências: quando o usuário entra através de outros sites;
- Buscas pagas: quando o visitante clica no anúncio do seu site no resultado de busca, como no caso do Google AdWords.
Para criar ações de marketing eficientes e com resultados de sucesso, é importante contar com uma equipe altamente qualificada. A Oxi Consultoria possui expertise em marketing digital, clique aqui e saiba mais sobre os seus serviços.