Se há alguns anos era um desafio encontrar uma plataforma segura para a sua loja virtual, o desafio hoje está em escolher apenas uma dentre tantas opções. Ainda assim, existem algumas dicas para saber qual a melhor plataforma para a seu e-commerce.
Embora haja outras razões, o acesso facilitado às plataformas para e-commerce certamente foi um grande incentivo para o crescimento no número de lojas virtuais. É possível encontrar plataformas com os mais variados recursos e preços, até mesmo planos gratuitos. Mesmo que contenham funcionalidades limitadas, tais opções podem atender às necessidades de negócios online que estejam dando os primeiros passos.
As plataformas costumam funcionar pelo sistema de aluguel. Neste caso, elas permitem ao cliente chegar a um nível de personalização para que o site fique do jeito que deseja. Também é possível criar um e-commerce do zero. Para tanto, é importante contratar um profissional capacitado.
Quem optar pela assinatura de um serviço, deve pesquisar bastante as opções, avaliar quais os recursos são oferecidos e se eles vão ao encontro do que a sua loja virtual precisa. Conversar com outras pessoas que já usaram tais serviços e buscar o depoimento de clientes na internet são algumas formas de garantir a melhor escolha.
Como saber qual a melhor plataforma para a sua loja virtual
Além de avaliar se o preço da assinatura cabe no seu orçamento, é preciso fazer outras considerações. Entre elas, procurar saber como é a qualidade do serviço de atendimento ao cliente. Um bom suporte é ainda mais essencial a quem não possui muita experiência e sabe que vai precisar do serviço com frequência.
É importante ainda certificar-se que a plataforma possibilita atualizações de acordo com a sua necessidade e avaliar se o seu gerenciamento é prático. Para tanto, experimente navegar no painel de controle antes de decidir. Ainda, as opções de layout disponíveis devem estar de acordo com a identidade do seu negócio.
Avalie também se a plataforma escolhida conta com formas de pagamento atrativas para o seu público alvo. Verifique se as suas informações estarão seguras e se será possível integrar a plataforma ao sistema da sua empresa, se e quando houver. Ainda, a plataforma deve ser compatível para visualização nos principais navegadores.
Outro ponto importante a se considerar é a oferta de outros recursos, como chat on-line e banco de dados. Veja se a plataforma fornece relatórios gerenciais e se possui recursos para ajudar no posicionamento nos sites de busca. Há outros requisitos básicos, como o número de produtos que podem ser cadastrados: é suficiente para o seu negócio?
Para você saber exatamente o que deve avaliar em uma plataforma, portanto, é preciso que antes de tudo identifique as necessidades da sua loja virtual. Isso exige um planejamento, já sabendo quais produtos serão comercializados e quem é o seu público alvo. Caso contrário, você corre o risco de contratar um serviço e só depois perceber que existem necessidades que não são supridas pela sua escolha.
Faça o planejamento completo para o seu negócio com a Oxi Consultoria. A empresa conta com expertise em marketing e uma equipe altamente qualificada. Clique aqui e conheça melhor os serviços que oferecemos.