Público-alvo e persona: entenda a diferença entre esses dois conceitos- Oxi Marketing Digital e Websites em WordPress

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Público-alvo e persona: entenda a diferença entre esses dois conceitos

Quem trabalha com marketing digital com certeza já está familiarizado, ou ao menos já ouviu falar no conceito de persona ou buyer persona. Um dos pilares centrais do inbound marketing, persona nada mais é do que uma espécie de “cliente ideal” criado a partir de uma pesquisa bastante completa de mercado e de entrevistas com consumidores reais. Mas, embora o conceito de persona esteja cada dia mais popularizado dentro do universo do marketing, ainda há muita confusão no que diz respeito às diferenças entre persona e público-alvo. Para esclarecer melhor esses dois conceitos, reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar:

Persona x Público Alvo:

Em um primeiro olhar um estudo de persona e um estudo de público-alvo não tem muitas diferenças entre si. Ambos buscam entender quem é o cliente ou o consumidor da sua empresa ou produto e qual é a melhor maneira de se comunicar com ele através de estratégias de marketing precisas e que, de fato, impactem o consumidor final. Mas embora os dois conceitos se pareçam bastante, existem diferenças importantes entre eles.

Enquanto um estudo de público-alvo leva em conta informações mais abrangentes sobre seu público como idade, sexo, escolaridade, classe social, etc, um estudo de persona leva em conta informações mais precisas sobre seu cliente como hábitos, estilo de vida, idade, entre outros. Ou seja, a grande diferença entre persona e público-alvo é que enquanto um tenta entender seus clientes como um todo, o outro tenta entender exatamente quem o seu cliente é e como ele se comporta.

Personas são mais precisas que o público-alvo:

Usemos aqui um exemplo prático: imaginemos que você é dona de uma loja de maquiagens que venda vários tipos de produtos e acessórios. Nesse caso, seu público alvo seriam mulheres, de 15 a 60 anos, com renda entre dois e quatro salários mínimos e que fazem compras, em média, uma vez por mês. A questão é que dentro desse grande público existem as meninas mais jovens, que acessam as redes sociais com frequência, preferem produtos mais baratos e buscam facilidade de pagamento. Você também tem as mulheres de meia idade, que já podem investir mais dinheiro e que buscam um atendimento mais personalizado. Essas especificidades sobre os seus clientes é o que um estudo de persona busca descobrir. A partir da criação de personas você pode entender com mais precisão como seus clientes se comportam e, desse modo, criar estratégias ainda mais eficientes.

Ambos têm a sua importância:

Muito embora a maioria das empresas hoje em dia invistam em estudos de persona, é preciso entender que nem por isso um estudo de público-alvo se tornou obsoleto. Ainda é importante delimitar quem são os seus clientes de uma forma geral e, a partir daí, criar um estudo mais detalhado que é o estudo de persona.

Se você quer contar com a experiência de uma empresa que pode criar a melhor estratégia para você e para a sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Oxi. Temos uma equipe de profissionais treinados para melhor te atender.

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