Evite erros que podem afetar as vendas do seu e-commerce

Evite erros que podem afetar as vendas do seu e-commerce

Quem tem loja online sabe que a grande dificuldade de vender na internet é conseguir manter cliente fiéis com tanta concorrência ao alcance de um clique. Manter um e-commerce que atenda às expectativas do cliente e que ainda consiga vender bons produtos a preços competitivos pode parecer uma tarefa fácil, mas a verdade é que entregar um serviço de excelência exige esforço e comprometimento constantes.

E para que você não corra o risco de botar a reputação da sua loja e as suas vendas a perder em razão de erros bobos, reunimos aqui algumas coisas que podem afetar a venda do seu e-commerce e devem ser evitadas:

Demora na entrega:

Uma das coisas que mais irritam os consumidores quando eles fazem uma compra online é a demora na entrega. Quando você coloca um prazo de entrega no seu site, é muito importante que você o cumpra sempre, ou isso pode te causar problemas sérios. Se isso não acontece, as chances de ele não comprar mais na sua loja e ainda fazer propaganda negativa são muito altas.

Caso haja algum problema que fuja do seu controle, deixe sempre o consumidor a par e tente compensá-lo de alguma maneira (com cupons de desconto, por exemplo).

Apenas uma opção de frete:

Tentar cortar custos pode acabar te trazendo mais problemas do que soluções. Um grande erro de quem tem e-commerce é dar ao consumidor apenas uma opção de frete, como por exemplo apenas PAC, apenas SEDEX ou uma única transportadora que não oferece entrega agendada ou entrega express. Quando um cliente compra online, ele espera poder escolher se entre pagar mais ou menos frete e ter a opção de receber o produto rapidamente, mesmo com um custo maior. Depender apenas do correio ou apenas de uma transportadora também é uma opção arriscada.

Não oferecer rastreamento:

É bastante frustrante para o cliente comprar o produto em uma loja e não saber onde a sua mercadoria se encontra depois que deixa o estoque. Oferecer a opção de rastreamento da encomenda é muito importante para que seu cliente se sinta mais seguro quanto ao processo de compra.

Não ter um estoque bem organizado:

Tem coisa mais frustrante do que pagar por um produto, ter sua compra confirmada e depois receber um comunicado da loja dizendo que o produto não existe em estoque? Manter seu estoque bem organizado evita esse tipo de frustração no consumidor em comprar um produto que, na verdade, não existe.

Problemas na embalagem e dificuldade na devolução:

Tão importante quanto vender um produto de qualidade é se certificar que esse produto chegará intacto na casa do cliente. Tomar cuidado com o modo de embalar sua mercadoria é muito importante para quem vende online e depende do transporte para que o produto chegue até o cliente. Ninguém gosta de abrir a caixa e perceber que o produto que estava esperando veio avariado por um problema no transporte, não é mesmo?

Além disso, é importante se certificar que caso algo dê errado aconteça (o produto chegou errado, não agradou o consumidor, não serviu, etc) o processo de troca ou devolução seja simples. Clientes desistem de comprar em lojas se tem problema no processo de logística reversa porque se sentem inseguros caso tenham algum problema no pós-venda.

Se você quer evitar problemas no seu e-commerce, conte com a ajuda de quem conhece. Entre em contato com a Oxi e teremos prazer em te ajudar.

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