Como o link de pagamento pode evitar carrinhos abandonados

Como o link de pagamento pode evitar carrinhos abandonados

Quem tem um e-commerce sabe muito bem que um dos grandes problemas que se enfrenta nesse tipo de negócio são os carrinhos abandonados. O cliente acessa a loja, coloca alguns produtos no carrinho e no fim acaba não finalizando a compra. Existem várias alternativas para evitar esse comportamento, mas o link de pagamento pode ser uma das mais efetivas delas. Quer saber mais sobre isso? Reunimos aqui algumas informações que podem ajudar

O que é o link de pagamento?

Link de pagamento é uma estratégia para fazer com que o cliente conclua a compra que deixou abandonada. Consiste em, através de um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp, a sua loja mandar um link que permite que o cliente finalize a compra a partir do momento em que parou. É uma medida que costuma funcionar muito bem caso o cliente tenha esquecido que começou a compra ou caso você ofereça alguma vantagem para a conclusão da compra.

Como instaurar essa estratégia no seu negócio?

Em primeiro lugar é preciso rastrear aqueles clientes que chegaram a colocar a compra no carrinho, mas não finalizaram. Se esses clientes estavam logados, ou se seu sistema consegue reconhecer que aquele é um acesso feito através do IP de um cliente frequente da sua loja, você pode configurar para que um e-mail ou uma mensagem automática seja enviado para o cliente dizendo que ele esqueceu o carrinho e enviando um link para que a compra seja finalizada.

Caso o cliente tenha finalizado a compra, mas não tenha pago um boleto, por exemplo, você pode enviar o número do boleto via e-mail ou SMS para que a compra seja finalizada. Enviar o número do boleto de um modo que o cliente possa copiar e colar no App do banco facilita a transação e faz com que seja mais fácil que ele opte por finalizar a compra.

Oferecer vantagens pode ser uma boa ideia:

Em casos de clientes fiéis ou de um primeiro acesso, você pode oferecer alguma vantagem para que esse cliente finalize a compra. Frete grátis pode ser uma boa ideia, caso os produtos no carrinho não alcancem o valor mínimo para garantir essa vantagem. Um cupom de desconto também pode ser uma boa ideia para incentivar o cliente a fechar a compra. Vale lembrar que clientes não finalizam compras por uma série de fatores. Se mesmo oferecendo o link de pagamento e vantagens, o cliente ainda optar por não finalizar a transação, enviar uma pesquisa de satisfação pode ser uma estratégia interessante para entender o que ainda pode melhorar na sua loja virtual.

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