Em tempos de redes sociais, existe quem acredite que o e-mail marketing está perdendo espaço e já se tornou uma forma obsoleta de comunicação. Porém, quem trabalha criando estratégias de marketing sabe que essa é uma visão bastante equivocada. Se utilizado com inteligência, o e-mail ainda é uma ferramenta poderosíssima para aumentar a autoridade digital da sua empresa e prospectar clientes. Porém o sucesso dos seus e-mails marketing dependem muito de um detalhe importante: a sua lista de e-mails. Por isso reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a criar uma lista de e-mails de sucesso:
1. Fuja de listas compradas:
A ideia pode parecer bastante tentadora: comprar uma lista de e-mail com milhares de endereços de pessoas que podem vir a se tornar seus clientes. Mas a verdade é que uma lista comprada oferece apenas milhares de pessoas que não autorizaram o envio de e-mails da sua empresa. Ou seja, ao comprar uma lista você entra em contato com várias pessoas que não quem receber seus e-mails marketing e que, por isso, muito provavelmente não irão nem abri-los, por exemplo.
Além do fato de que a alta taxa de rejeição dos contatos pode prejudicar a reputação do seu negócio por dois motivos. O primeiro se baseia na possibilidade de que um cliente que recebe um e-mail de propaganda sem autorização comece a enxergar a sua empresa com desconfiança. E o segundo é que sua marca pode virar um spam e ir parar na lista negra de vários contatos. Ou seja, você pode fazer com que seu e-mail nem chegue de fato aos destinatários, o que é tudo o que você não quer. Por isso, para ter uma lista de e-mails que de fato se converta em novos clientes e em vendas é importante fugir dessa ideia.
2. Ofereça iscas relevantes:
O melhor jeito de criar uma lista de e-mails de sucesso é oferecer conteúdo para pessoas que, de fato, se interessem por ele. Ou seja, você tem que criar “iscas” que interessem realmente ao seu potencial cliente. Essas iscas podem vir na landing page de um blog, na sua página do Facebook, através de um chatbot instalado no messenger da sua empresa, entre outros. Fato é que você pode oferecer uma vantagem ao cliente (como um e-book, um mini curso, uma apostila, etc.) em troca de um pequeno cadastro com nome, e-mail, endereço e interesses. A partir daí você consegue criar uma lista de e-mails com endereços de pessoas que vão se interessar pelo conteúdo que a sua empresa ofertará através dos e-mails marketing.
3. Crie uma newsletter:
Newsletters são um ótimo modo de oferecer conteúdo relevante e ainda criar uma lista de e-mails de sucesso. Imagine que um potencial cliente visitou o blog da sua empresa e achou o conteúdo interessante. Por que não convidá-lo a assinar uma newsletter que será enviada a ele com um resumo de todos os conteúdos postados no seu blog durante aquela quinzena, ou durante aquele mês? Esse é um modo inteligente de aumentar a sua lista de e-mails e, ainda, fazer com que seu potencial cliente se interesse pelo conteúdo que a sua empresa está produzindo.
4. Faça pesquisas de satisfação:
A maioria dos clientes gosta de ser ouvido. Por isso, oferecer uma pesquisa de satisfação no site da sua empresa ou nas suas redes sociais pode ser um ótimo modo de entender melhor o que ele espera e precisa, além de aumentar o sucesso de sua lista de e-mails. Pois ao final da pesquisa é possível pedir informações simples como nome e e-mail. O que possibilita o contato com aqueles possíveis clientes que já visitaram ou compraram em sua loja ao mesmo tempo em que coleta informações para futuras melhorias em seus serviços.
Se você precisa de uma empresa que te ajude a criar uma lista de e-mails matadora, não deixe de entrar em contato com a Oxi Consultoria e Marketing Digital. Temos uma equipe de profissionais pronta para te ajudar no que for preciso.