Com o crescente número de negócios feitos via internet, o marketing digital também tem encontrado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. O objetivo do marketing digital é divulgar produtos e serviços oferecidos por meio do e-commerce.
Existem várias ferramentas que possibilitam o desenvolvimento do trabalho de marketing digital e oferecem todos os tipos de serviços necessários para a divulgação de uma empresa, desde pesquisas de mercado, acompanhamento do número de acessos, até comparações entre você e seus principais concorrentes.
Para saber se o marketing de sua empresa está funcionando, é importante manter um acompanhamento das tendências de mercado e do comportamento do consumidor. Dessa forma, você saberá quando seu empreendimento precisa de mudanças ou adaptações para alcançar mais clientes.
Essa mensuração da qualidade é chamada de métrica de marketing digital e ela dá uma visão geral e completa de todos os negócios executados em seu e-commerce. Existem vários tipos de métricas e é importante conhecê-los e escolher o que melhor atende às suas necessidades.
O principal foco do marketing digital deve ser o de aumentar o número de visualizações e negócios feitos através da internet. O Engajamento é um tipo de métrica que ajuda a buscar mais envolvimento dos clientes com a empresa.
Para que haja esse engajamento você precisa promover interação e intimidade com o cliente, dessa forma haverá cada vez mais seguidores.
Custo de aquisição de clientes
Uma métrica muito comum entre os empreendedores digitais é o custo de aquisição de clientes. Usada para medir a viabilidade de um produto ou marca e calcular os custos para alcançar novos clientes.
Esse cálculo é feito levando-se em conta um determinado período, dividindo o valor total dos custos com marketing, pelo número total de clientes já conquistados.
Taxa de conversão
Outra métrica muito importante que traz bons resultados para o e-commerce é a taxa de conversão. Essa métrica funciona bem para mensurar os resultados dos negócios fechados e também é imprescindível para verificar os resultados das campanhas de marketing como orçamentos, abertura de cadastros, etc.
Acompanhar o desenrolar dos negócios realizados é necessário para que o empresário saiba como está seu desempenho e possa assim planejar novas estratégias e melhorar cada vez mais seu e-commerce.
ROI
O Retorno sobre o Investimento (ROI) é o cálculo dos investimentos feitos sobre o retorno ou lucro. É um meio de mensurar quanto a empresa ganhou tendo como base os gastos feitos para tal alcance.
Taxas de cliques
A métrica chamada de Taxa de cliques (CTR) é uma avaliação feita a partir do número de cliques que as palavras-chave dos seus anúncios recebem. Esse número é dividido pelo número de exibições do anúncio e são o indicativo de que o marketing está sendo bem aceito ou não.
Custo por clique
O Custo por clique (CPC) é mais uma das várias métricas do marketing digital. É basicamente o valor de cada clique feito no anúncio que vai desde o CPC real, que é um valor mínimo até o CPC máximo.
Esses valores são calculados de acordo com o número de cliques esperados e pela a importância do anúncio, gerando dessa forma, uma classificação de maior ou menor destaque entre os concorrentes.
Mas se você não sabe por onde começar com o marketing digital, fique tranquilo! Nós podemos te ajudar!