Estar sempre em contato com o cliente é um modo de fazer com que ele não se esqueça da sua empresa e esteja sempre atento a qualquer novidade. Bom relacionamento com os consumidores é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing e conta muitos pontos a favor de quem quer fidelizar o consumidor. E se você busca fortalecer os laços com o seu público, uma boa estratégia é utilizar newsletters. Você já ouviu falar delas?
O que é uma newsletter?
Uma newsletter é um e-mail informativo que é enviado ao cliente com certa frequência. Através das newsletters é possível fazer um breve resumo do que foi postado nas redes sociais da empresa durante a semana; falar um pouco sobre os produtos que chegaram à loja; oferecer conteúdo de qualidade sobre assuntos que interessem ao seu público, entre outros. A newsletter não é um e-mail marketing, mas pode ser a porta de entrada para ele. Geralmente uma newsletter é assinada por clientes novos, que se interessaram pelo conteúdo da sua empresa através de uma landing page, por exemplo.
Como criar uma newsletter de sucesso?
Em primeiro lugar, você precisa entender quem é seu público e o que tipo de conteúdo ele gostaria de consumir. Por mais que você crie uma newsletter belíssima, toda organizada, com título e imagens matadores, isso não é garantia de que seu futuro cliente irá de fato ler e se interessar pelo conteúdo disponibilizado ali. Então, antes de começar a montar a sua newsletter, é importante ter em mente que o assunto dela precisa estar alinhado com as expectativas do seu público-alvo. Um estudo de persona pode ajudar bastante nessa fase.
Entendendo que tipo de conteúdo seu público quer ler, é preciso entregar esse conteúdo de forma interessante e atraente. A newsletter tem que ser limpa, sem excesso de imagens, e com chamadas precisas. Vale lembrar que uma newsletter geralmente irá redirecionar o cliente para um outro conteúdo como um post de blog, uma postagem de Instagram ou até mesmo um produto e, por isso, é importante que as chamadas sejam o mais objetivas possíveis. Assim, o seu futuro cliente consegue entender logo de cara o que interessa e que não interessa dentro daquele e-mail.
Porém, mais do que entregar o conteúdo de forma interessante, é preciso apresentar conteúdo relevante. Mesmo que você entenda perfeitamente o que o seu cliente quer ler e apresente isso da forma mais criativa possível, se o conteúdo que você apresenta não tiver relevância, suas newsletters não serão mais nem abertas depois da segunda tentativa. E conteúdo deixado de lado significa clientes indo embora, já que esse tipo de aproximação é uma importante isca no funil de vendas. Se o cliente se interessar pelo conteúdo que você apresenta e perceber que você o mostra de forma relevante, as chances dele confiar na sua empresa para adquirir um produto ou contratar um serviço aumentam bastante.
Ou seja, adequação com o público-alvo, criatividade e relevância são grandes chaves para o sucesso.
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