Se você tem um site de empresa, ou uma loja online, certamente você já deve ter ouvido falar em um conceito chamado experiência do usuário. Experiência do usuário nada mais é do que o modo como o seu usuário se relaciona com o seu site ou com seu e-commerce. Ou seja, se ele consegue encontrar todas as informações que precisa de forma simples, ou se consegue terminar o processo de compra sem passar por nenhum transtorno.
Oferecer para seus clientes uma boa experiência do usuário é muito importante para garantir o sucesso do seu negócio. Reunimos aqui algumas dicas que podem te ajudar
Invista em um bom design:
Muito embora um site bonito não seja o que garanta uma boa experiência do usuário, aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica” é muito verdadeiro. Se na primeira vez que seu futuro cliente visita o seu site ele não se sentir atraído pelo layout, certamente ele não sentirá vontade de continuar navegando. Por isso, investir em um site bonito é tão importante quanto investir em um site com boa usabilidade.
Se preocupe com a usabilidade:
A primeira impressão que seu potencial cliente tem do seu site é importante, mas ela não adiantará de nada se o usuário não conseguir encontrar as informações que está procurando. Investir em um site que seja intuitivo e que ofereça uma boa experiência de navegação para quem está acessando é muito importante. Se seu futuro cliente não encontrar logo as informações que precisa, ele desistirá e irá procurar a concorrência. Um site sem boa usabilidade faz com que os clientes desistam com facilidade de encontrar informações ou de concluir uma compra.
Arquitetura da informação é muito importante:
Em um site é essencial que as informações importantes estejam em destaque levando depois para as informações menos importantes. No caso de um e-commerce, promoções e seus produtos mais vendidos devem estar em destaque. Já no caso de um site institucional, informações gerais sobre a empresa e contato devem ter o maior destaque. Se seu cliente tiver dificuldade para encontrar de cara as informações que está procurando, as chances de ele abandonar o seu site são grandes.
Facilitar o processo de compra ajuda muito:
Imagine que você quer muito comprar um produto, encontrou em um site que não conhecia por um preço convidativo e, depois de ler algumas informações sobre a confiabilidade da loja, resolveu concluir a sua compra. Se o processo de cadastro for complicado, as chances de você ir procurar uma outra loja que já conheça é maior. Facilite o cadastro com integrações com Facebook e outras redes sociais, evite confirmações de cadastro por links de e-mail, e deixe todas as informações importantes como opções de pagamento e previsão de entrega bem visíveis para o cliente. Confirmações de pagamento e envio via e-mail também são muito importantes.
Se você precisa de uma empresa que te ajude a melhorar ainda mais o site da sua empresa ou loja, entre em contato com a Oxi Consultoria e Marketing Digital, nós teremos o maior prazer em te ajudar.