Quem tem uma empresa sabe que tão importante quanto oferecer ótimos produtos e um atendimento excelente é manter um bom relacionamento com o cliente. Muitos consumidores acabam se tornando clientes fiéis de determinadas empresas em razão do ótimo atendimento que receberam, pelo cuidado que perceberam nas ações da empresa, entre outros. Esse cuidado com o consumidor é chamado de “marketing de relacionamento”, um conceito importantíssimo para quem deseja fidelizar clientes. Reunimos aqui algumas informações sobre esse conceito que podem ajudar você e a sua empresa.
O que é marketing de relacionamento?
Marketing de relacionamento nada mais é do que uma série de estratégias de marketing que buscam construir e promover uma determinada marca ou empresa, além de prospectar e fidelizar clientes para fazer com que a sua marca ganhe autoridade no mercado. Através de um marketing de relacionamento bem feito, a empresa pode se tornar uma referência no mercado já que as boas experiências do cliente com a marca fazem com que ele acabe divulgando produtos ou serviços de forma espontânea.
Quais as vantagens do marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa já que ele busca tornar mais estreitas as relações entre empresa e cliente. Com essa relação mais próxima, os consumidores deixam de ser apenas clientes e passam a se tornar verdadeiros defensores da marca. Clientes que ficam satisfeitos com o relacionamento com a empresa geralmente fazem propaganda para pessoas próximas, postam sobre ações nas redes sociais e elogiam os serviços sempre que possível. E não existe nada melhor do que um cliente satisfeito divulgando a sua marca de forma verdadeira.
Como implementar o marketing de relacionamento?
O primeiro passo para implementar o marketing de relacionamento é entender bem quem é e como se comporta o seu cliente. Estudos de persona e uma estratégia de marketing inbound podem ajudar bastante em um primeiro momento. A partir daí é preciso descobrir em quais canais se deve investir. Dependendo do seu tipo de cliente vale a pena, por exemplo, enviar e-mails marketing com promoções exclusivas e lembrar de oferecer descontos ou cupons em datas especiais como aniversários.
Programas de fidelidade também são uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Um programa que faça com que o consumidor junte pontos com cada compra e depois possa trocar por brindes ou vantagens são uma ótima maneira de fazer com que o cliente se sinta especial.
Redes sociais também são importantes dentro da estratégia de marketing de relacionamento. É sempre preciso estar atento ao que o cliente quer encontrar dentro das mídias sociais e estar sempre atento a qualquer necessidade dos consumidores. Responder prontamente qualquer dúvida que apareça em qualquer uma das mídias sociais e oferecer um atendimento rápido e satisfatório ajuda muito a fidelizar clientes. Clientes que percebem que a empresa se preocupa com suas necessidades e atendem suas reclamações acabam se tornando propaganda positiva para outras pessoas.
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