Em tempos de crise, a palavra de ordem é economia. Muitas empresas tiveram que diminuir seus orçamentos e tentar gastar menos para conseguir passar por esse período difícil sem sofrer maiores impactos.
Nesses casos, nada melhor do que otimizar gastos. É muito importante saber como usar o orçamento de maneira inteligente. Aliás, saber como usar bem um orçamento é garantia de sucesso para o seu negócio mesmo em tempos mais tranquilos. Para não perder dinheiro e fazer o seu orçamento render mais, reunimos aqui algumas dicas.
Planejamento é essencial
O primeiro passo para fazer seu orçamento de marketing render mais é se planejar. Entenda as necessidades da sua empresa, veja quais ações costumam trazer mais resultados e invista seu dinheiro de maneira eficiente. Planejar os custos com bastante cuidado evita desperdícios e faz com que seu orçamento seja gasto em ações que vão efetivamente dar resultado.
Fique atento ao ROI de marketing
Preste muita atenção ao ROI (retorno sobre investimento) de campanhas anteriores feitas na sua empresa. Ter dados bastante detalhados ajuda (e muito!) na hora de otimizar um orçamento. É que ao observar onde o gasto deu resultado e onde não deu, fica mais fácil de fazer um investimento certeiro. Monitore esses dados regularmente e fique atento. Se em um determinado mês, posts patrocinados trouxeram um ROI alto, por exemplo, dividir o orçamento de modo a gastar mais nessa área do que em uma outra que deixou a desejar é uma maneira de usar o dinheiro de forma inteligente.
Preste atenção no seu público
“Persona” é a palavra-chave no marketing atual. Você deve ter bem definido quem são as suas personas, como elas consomem, o que costumam comprar e o tipo de investimento que traz mais retorno com seu público. A partir daí fica bem mais fácil definir onde gastar dinheiro que, de fato, se converterá em vendas e resultados.
Tenha um plano estratégico
Trace suas metas e, de acordo com elas, crie um plano de estratégias que, de acordo com resultados anteriores e sua experiência, possam se converter em resultados mais satisfatórios. A partir daí decida onde e como gastar levando em conta todos os custos que você terá com a estratégia escolhida (fornecedores e local no caso de um evento; verba para publicidade no caso de campanhas em canais digitais, etc).
Inove
Mesmo em tempos de crise, é importante não perder o medo de inovar. Criar uma estratégia que seja diferente daquilo que a concorrência está fazendo pode garantir que a sua empresa saia na frente. Um orçamento bem planejado também leva em conta ações que possam trazer resultados além do esperado. Por isso, investir de maneira segura não significa investir apenas naquilo que sua empresa já está acostumada a fazer.
Aprenda com os resultados
O mais importante é sempre aprender com o que já foi feito e tentar melhorar e inovar a partir daí. Boa parte do sucesso de um orçamento bem utilizado vem de saber como e onde gastar o dinheiro.
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