As oscilações da economia brasileira sempre influenciam o poder de compra dos consumidores e, por isso, é comum que alguns setores vendam menos em tempos de crise. No entanto, existem outros fatores que podem interferir na redução das vendas que o seu negócio enfrenta.
Principalmente no comércio eletrônico, os lojistas veem crescer a cada dia a sua concorrência, inclusive, em alguns segmentos do mercado. Isso faz com que os consumidores virtuais tenham a sua disposição mais opções, o que significa mais variedade de produtos, preços, vantagens, etc.
Em meio a isso, é importante que os empresários identifiquem as razões exatas que estão colaborando para a redução das suas vendas. Será que o cliente está satisfeito com a experiência que tem ao navegar no seu e-commerce? O seu preço está competitivo, os seus produtos são inovadores, o seu prazo de entrega é melhor do que outras lojas?
Muitas dessas respostas podem ser obtidas com pesquisa de mercado, mas outras apenas com uma pesquisa de satisfação do cliente. Hoje em dia, realizar esse tipo de abordagem é extremamente fácil, mas não é só por isso que você deve realizar a pesquisa, e sim, devido a todos os benefícios que pode trazer para o seu negócio.
Também não é necessário esperar que as suas vendas sofram uma queda ou que haja algum problema para apostar nas pesquisas de satisfação. Elas podem ser feitas de maneira periódica, assim, você consegue de modo constante resolver possíveis falhas no seu procedimento de vendas, qualificar o atendimento e inovar para ter uma clientela sempre fiel.
Dicas para fazer pesquisas de satisfação com os seus clientes
Existem diferentes formas de aplicar as pesquisas de satisfação com os seus clientes. Quem possui uma loja virtual possui a vantagem de já estar no ambiente virtual e poder integrar o questionário na sua plataforma. O cliente pode ser convidado a respondê-lo logo após concluir a sua compra ou por e-mail, depois de alguns dias que adquiriu um produto.
Já quem não possui um site com a sua marca pode fazer o questionário impresso para entregar aos clientes. Porém, nada impede que a pesquisa seja enviada por e-mail também, desde que os clientes da loja física tenham acesso à internet. Além disso, mais de uma forma de aplicar a pesquisa pode ser usada.
O lojista que fizer o questionário pela internet pode até mesmo contratar uma empresa para aplicar a pesquisa, embora hoje em dia existam diferentes sites que ajudam nessa tarefa, com perguntas padronizadas que podem ser adaptadas para cada caso. Outra maneira é montar a sua própria pesquisa de satisfação e solicitar a quem gerencia a plataforma do seu e-commerce que a implante para os clientes acessarem.
Conforme a maneira usada para fazer o questionário, a sua aplicação pode sair até mesmo de graça ou com um custo muito baixo. No entanto, para que os internautas concluam a pesquisa, é importante que ela seja objetiva, com perguntas curtas e claras, para as quais a resposta seja de múltipla escolha. É importante ainda avaliar com atenção as informações obtidas, pois de nada adianta investir em uma pesquisa de satisfação se depois elas não forem analisadas.
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