Em tempos de crise, empreender se torna um sonho e uma oportunidade para muita gente. Mas quem acaba de abrir o próprio negócio ou optou, agora, por se desvincular de uma empresa e começar a prestar serviços de maneira autônoma pode pensar que investir em publicidade e marketing digital, nada mais é do que um custo adicional desnecessário.
Mas você sabia que as coisas podem não ser bem assim? É que investir em divulgação do seu trabalho ou dos seus produtos pode ser uma ótima forma de atrair mais clientes e expandir o seu negócio. E em tempos de redes sociais, investir em marketing digital pode ser a melhor opção. Por isso, reunimos aqui algumas razões pelas quais profissionais autônomos devem sim pensar em investir em marketing digital:
É um modo de divulgar seu trabalho:
Ter uma fanpage ou um perfil no Instagram é uma ótima forma de divulgar o seu trabalho. Você pode usar a rede social para postar fotos de seus trabalhos ou produtos e, também, informações interessantes sobre a sua área de atuação. Redes sociais são um ótimo modo de entrar em contato de maneira mais próxima com aqueles clientes que já te conhecem e, também, de mostrar seu trabalho para pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de entrar em contato com você. Ou seja, investir em redes sociais é um ótimo modo de fazer com que seu negócio alcance mais pessoas.
Você entende exatamente quem é seu público:
Um plano de marketing digital bem feito inclui estudos de persona, público-alvo e concorrência. Com um estudo aprofundado você consegue entender exatamente quem é o seu público. Isso facilita as coisas não apenas no meio digital, mas também permite que você consiga se organizar melhor. Imagine que você tem, por exemplo, uma loja de bolos. Sabendo exatamente quem é o seu público e para quem você está vendendo, você consegue ter uma ideia melhor sobre quais tipos de produto são melhores para investir, se seus clientes preferem bolos para festa, para o dia-a-dia, etc.
Você passa mais profissionalismo:
Se você se coloca nas redes sociais de qualquer jeito, as pessoas podem ter uma impressão errada de que seu trabalho não é lá muito profissional. Agora, se você se coloca de maneira inteligente dentro das mídias sociais, se produz conteúdo de qualidade, se está sempre atento às necessidades do seu cliente, você passa uma impressão de profissionalismo. Estar bem posicionado no meio digital faz com que as pessoas confiem mais no seu trabalho.
Você mostra conhecimento:
Mostrar seu trabalho é também um modo de mostrar conhecimento. Quando você se posiciona de maneira inteligente nas redes sociais, você mostra ser um profissional que sabe do que está falando e, por isso, acaba passando mais confiança para possíveis clientes. Abasteça sempre suas mídias sociais com conteúdo relevante e tenha um canal de comunicação direto com seu público. Assim fica mais fácil para as pessoas acreditarem que você é, de fato, um profissional que sabe o que está fazendo e do que está falando.
Se você precisa de ajuda para se colocar no meio digital, entre em contato com a Oxi Comunicação. Temos a melhor equipe para te ajudar.