Quem deseja investir em marketing digital deve saber que existe uma imensa variedade de ações que podem ser feitas na internet. No entanto, elas não vão surtir o efeito desejado se não forem bem pensadas e planejadas. Isso é importante porque o marketing não pode ser feito de modo aleatório, já que assim não será eficiente.
O mais adequado é focar as energias em ações assertivas, que façam parte de uma estratégia personalizada para as necessidades do seu negócio. Para tanto, é preciso conhecer muito bem o produto ou serviço que a sua empresa comercializa e o seu público alvo. Isso pode ser óbvio para os empresários experientes, mas, para os iniciantes, nunca é demais repetir. Essa necessidade se dá porque é só depois de definidos os produtos comercializados e o público alvo que estratégias competentes poderão ser elaboradas.
Mesmo empresas que atuam em segmentos iguais podem ter estratégias diferentes, já que podem atingir públicos distintos com o objetivo de se diferenciarem da concorrência. Assim, depois de identificar os consumidores em potencial para o que você vende é preciso levantar quais as ações de marketing que chegarão até eles com mais chances de sucesso.
Dicas de ações para a sua estratégia de marketing
Idade, sexo, renda média, classe social, localidade, ocupação e gostos são as principais informações que você deve reunir sobre o seu público alvo. Também é necessário levantar se essas pessoas acessam redes sociais, se possuem e-mail, se gostam de ler ou ver vídeos, etc. Tudo isso é importante para definir as ações de marketing para a sua empresa focar. Existem maneiras diversas de promover a sua marca na internet. Para facilitar, separamos as mais úteis para você.
E-mail marketing
O e-mail é ainda usado por muita gente, sendo uma ação direcionada que pode promover produtos e serviços de modo eficiente. No entanto, os resultados são melhor obtidos quando os e-mails chegam até o cliente que já demonstrou interesse nos produtos. Caso contrário, você corre o risco de ter altas taxa de rejeição, com a sua campanha acabando na lixeira ou caixa de spam.
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Redes sociais
Embora grande parte da população use as redes sociais, é preciso certa pesquisa antes de investir em alguma. Certifique-se que o seu público alvo esteja conectado àquela rede específica. Após escolher uma rede social e criar uma conta nela, é preciso postar conteúdo criativo e relevante para os seus consumidores em potencial.
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Blogs
Manter um blog atualizado com informações relevantes para o seu consumidor é uma solução de marketing que tem atraído muitos clientes em potencial. Nestes casos, você não divulga o seu produto diretamente, mas fornece informações que sejam do interesse de seu público alvo, agregando valor à marca.
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SEM
O SEM (Search Engine Marketing) engloba tanto o SEO (Search Engine Optimization), quanto os links pagos. O primeiro se refere a estratégias utilizadas para deixar o seu site mais amigável para os mecanismos de busca, aumentando sua indexação. Os links pagos (o Google AdWords sendo a ferramenta mais comum) são basicamente anúncios nos buscadores, para que o link do seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de busca.
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