Quem empreende sabe que ter uma empresa bem posicionada nas redes sociais já é um passo e tanto para conseguir sucesso no mercado. Porém, investir em redes sociais pode não ser tão simples quanto parece, principalmente para quem ainda está se estabelecendo no mercado e tem uma empresa de pequeno e médio porte.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas de redes sociais que funcionam melhor para pequenas e médias empresas e nas quais você deve ficar de olho se deseja expandir cada vez mais o seu negócio.
1 – Conheça seu público:
Antes de tudo, você precisa conhecer bem o seu público. Faça um estudo de persona, entenda quem é exatamente o seu público alvo e opte por investir nas redes sociais em que você percebe que seu público está mais ativo. De nada adianta você gastar dinheiro impulsionando postagens no Instagram, por exemplo, se a maior parte do seu público estiver no Facebook.
2 – Blogs são sempre uma boa opção:
Se a sua empresa está começando, novos clientes precisam confiar no seu negócio. E para isso, blogs são sempre uma opção segura. Você pode criar um espaço de blog dentro do site institucional da sua empresa e ali colocar conteúdo de qualidade sobre a sua área de atuação. Desse modo, pessoas que estejam interessadas no seu modelo de negócio podem conhecer sua empresa através de uma busca no Google, por exemplo.
Vale lembrar que para ter um blog bem-sucedido é preciso contar com uma equipe competente de marketing digital que saiba indexar bem suas postagens no Google. Afinal de contas, de nada adianta alimentar um blog que ninguém vai encontrar.
3 – É preciso estar no Facebook:
O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo e um grande cartão de visitas para qualquer empresa que queira se estabelecer no mercado. É muito comum que pessoas pesquisem o nome de uma empresa na rede social antes mesmo de fazer uma busca no Google. Por isso, oferecer conteúdo de qualidade no Facebook é muito importante para quem está começando. Crie uma fanpage e alimente a página com conteúdo de qualidade e que interesse ao seu cliente. Responda às dúvidas rapidamente e crie ali um canal de comunicação entre a sua empresa e o público.
Vale lembrar que uma página no Facebook precisa ser alimentada com periodicidade, pois de nada adianta ter uma fanpage profissional, mas desatualizada.
4 – Instagram e Twitter podem funcionar bem:
Lembra aquilo que falamos sobre conhecer o seu público? Então. Antes de investir em redes como Instagram e Twitter é bom que você entenda para quem está falando e escolha a rede que te dá mais possibilidade de retorno. Se seus clientes são ativos no Twitter, crie uma conta e a alimente diariamente. Vale lembrar que o Twitter pode ser um ótimo canal de comunicação rápida para tirar dúvidas ou resolver problemas.
Agora, se seus clientes são ativos no Instagram, tirar fotos da rotina da empresa ou de novos produtos que chegara e alimentar a função stories com responsabilidade pode ser uma grande sacada.
Se você está começando um negócio e quer contar com a ajuda de quem entende, entre em contato com a Oxi Comunicação e ficaremos felizes em te ajudar!