SEO básico para e-commerce que todo empresário tem que saber- Oxi Marketing Digital e Websites em WordPress

SEO básico para e-commerce que todo empresário tem que saber

Quem quer que a sua loja virtual apareça nas primeiras posições dos resultados de busca do Google já deve ter se deparado com o termo SEO, que significa Search Engine Optimization. Em português é traduzido como otimização para mecanismos de busca ou apenas otimização de sites.

Basicamente, o SEO é o conjunto de estratégias usado para melhorar o posicionamento de um site, com o objetivo de chegar ao topo dos resultados de buscas. Essas estratégias são baseadas nas diversas regras que o Google e outros buscadores utilizam para eleger quais os sites devem aparecer primeiro.

Veja abaixo como cada elemento da sua página web contribui para ter um melhor posicionamento nos motores de busca:

Títulos

Um ponto bastante importante é o título do produto, que na pesquisa do Google aparece por primeiro. Ele não deve ter mais do que 70 caracteres, sendo que se tiver mais do que isso o Google corta. Também deve chamar a atenção, ser objetivo e explicativo e, principalmente, aparecer a palavra-chave que você deseja trabalhar na sua página.

Palavras-chaves

As palavras-chaves são essenciais na hora de otimizar o seu e-commerce e para escolher quais são as melhores para o seu negócio, uma dica é usar a ferramenta gratuita Google Keyword Planner. Nela é possível pesquisar termos para saber como eles costumam ser digitados nos buscadores pelos internautas. A ideia aqui é usar palavras-chaves que supram a necessidade dos consumidores, para que as chances deles acessarem a sua loja virtual sejam maiores. Claro que, ao mesmo tempo, as palavras-chaves devem ter relação com o seu produto.

Meta description

Outro item importante é a descrição ou a meta description do seu produto, que além da palavra-chave, precisa ter 155 caracteres no máximo. Ela aparece logo abaixo do link do seu site nos resultados de busca e deve, mais uma vez, chamar a atenção do seu consumir em potencial, o que pode ser feito usando as palavras promoção, melhor qualidade ou marca, por exemplo.

URL

O URL do seu e-commerce também deve ser pensado com carinho e ser amigável, como se costuma dizer. Isso significa que ele deve ser configurado de modo que tenha somente palavras e hifens, sem um monte de números estranhos. O melhor ainda é que ele seja curto e possua a mesma palavra-chave da página a que se refere.

Cabeçalhos

Outros elementos importantes do SEO para ajudar a sua loja virtual a ficar entre as primeiras posições dos resultados de busca são as Heading Tags, também chamadas de cabeçalhos, H1, H2 e H3. Eles servem para destacar títulos e subtítulos em uma página, de forma hierárquica. Assim, o que estiver como H1 se torna o elemento mais importante da página, já o que for configurado como H2 vai ser o subtítulo, podendo haver H3, H4, H5, etc. Além disso, se houver mais de um subtítulo com a mesma importância, ambos podem ser H2.

Categorias

A página de categorias dos produtos da sua loja virtual também merece atenção especial, sendo que é nessa hora que você pode incluir textos sobre cada categoria, contendo informações relevantes e, assim, aumentar a quantidade de texto na página. Vale lembrar que para ficar bem posicionada nos resultados de busca a sua loja virtual deve contar com pelo menos 250 caracteres em cada página.

Sitemap.xml

O sitemap.xml é outra ferramenta que auxilia no SEO, pois de trata de um arquivo que possui a função de listar as páginas do seu e-commerce que você prefere que apareçam com prioridade nos resultados de busca. Esse recurso funciona como um índice para os buscadores, facilitando o acesso às páginas de uma loja virtual ou outro tipo de site.

Imagens

As imagens também valem pontos na hora do seu site ser posicionado nos resultados de busca. Um dos recursos relacionados às imagens é a Tag ALT, que serve para fornecer uma descrição da imagem. É importante ainda que a imagem tenha um título relacionado ao produto que ilustra, ou seja, à palavra-chave da página. Ambos são lidos pelo Google, ajudando a mostrar a sua imagem quando o internauta pesquisa pelo mesmo assunto dela.

Rich Snippets

Por fim, não se pode esquecer-se dos Rich Snippets, assim como as demais, essas informações são incluídas na estrutura HTML das páginas da sua loja virtual. É outra ferramenta para ajudar os buscadores, já que informa o conteúdo de cada página do e-commerce. O snippet de resenha do autor é um recurso bastante útil, pois serve para avaliar produtos que aparecem em seu site. É uma forma a mais de dar destacar a sua loja virtual nos resultados de buscas.

Otimizar o seu e-commerce exige bastante trabalho e conhecimento, por isso, é importante ter a ajude da uma equipe qualificada e experiente. A Oxi Consultoria é uma empresa que oferece, entre outros, o serviço de diagnóstico, que avalia as potencialidades da sua loja virtual. Clique aqui  e descubra mais.

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