Com certeza isso já aconteceu com você pelo menos uma vez. Você estava checando as redes sociais no seu celular e se deparou com um link interessante para um produto que você queria comprar ou para uma reportagem que você queria ler. O problema é que, ao clicar no link e ser redirecionado para a página, você acabou caindo em um site que foi feito para funcionar em telas de computador, e que não é adaptado para celulares. Por isso, as fotos eram maiores que a tela, a fonte em que o texto estava escrito era pequena demais e clicar nos links acabava sendo uma tarefa quase impossível.
Quando um site não funciona bem na tela de um smartphone ou de um tablet, nós dizemos que ele é um site não-responsivo. E ter um site que não é responsivo acaba trazendo um monte de problemas. Por isso, reunimos aqui algumas informações importantes para que você entenda exatamente o que é um site responsivo e qual a importância de investir em um.
Site responsivo: o que é:
Como já explicamos no começo do texto, um site responsivo é todo o site programado para funcionar da melhor maneira possível em diferentes plataformas. O site responsivo não é programado para trabalhar bem apenas na tela do seu computador e nem apenas no seu celular. Ele se adapta a diferentes dispositivos e permite que o usuário consiga navegar de maneira intuitiva e obtendo todas as informações necessárias independentemente da plataforma pela qual esteja acessando a página.
Ou seja, o site responsivo é programado para se adaptar automaticamente a diferentes plataformas, otimizando a navegação do usuário.
Por que preciso de um site responsivo?
Facilidade de navegação:
Imagine que você tem uma empresa de passagens aéreas e seu possível cliente está com pressa e precisando concluir uma compra pelo celular de dentro de um táxi. Ele acha seu site pelo Google, mas na hora em que a página abre em seu smartphone o layout está todo desconfigurado e a navegação é muito lenta. O mais provável é que esse potencial cliente se irrite e vá procurar um outro site de uma empresa concorrente que apresente uma navegação mais tranquila e intuitiva. Um layout responsivo facilita muito a navegação do usuário e evita que ele saia do site e procure uma alternativa simplesmente porque não conseguiu executar a tarefa que queria.
Velocidade de carregamento:
Não tem nada pior do que precisar checar uma informação no site de uma empresa e perceber que você está em uma página lenta e que demora demais para carregar as informações. Esse é um risco que você corre se o seu site não for responsivo. É que um layout programado para o computador pode demorar demais para carregar em um celular ou em um tablet e isso acaba prejudicando a experiência do usuário. Frequentemente as pessoas desistem de sites que demoram muito para carregar e esse é o pior cenário possível para quem quer ver o site da sua empresa gerando resultados.
Maior número de acessos:
Pesquisas recentes apontam que, hoje em dia, mais de 49% das pessoas no Brasil acessa a internet pelo celular. Imagine então o enorme número de clientes que você não perderá se optar por um site que só funciona bem pelo computador. Quase metade do seu público potencial será perdido em razão de um site que não funciona no celular. Não é das melhores estratégias para quem quer ter sucesso em um negócio.
Se você quer deixar o site da sua empresa mais funcional e atrair mais clientes, você precisa conhecer a Oxi Consultoria e Marketing. Nós desenvolvemos sites e e-commerces para diversos segmentos e contamos com os melhores profissionais para garantir que a sua empresa terá o melhor resultado possível com o trabalho que nós desenvolvemos. Quer saber mais? Visite nosso site e fale com a gente! Ficaremos felizes em te atender.