4 tendências de marketing para você ficar de olho em 2019

4 tendências de marketing para você ficar de olho em 2019

O ano novo já começou e com ele chega a hora de tirar aqueles sonhos e metas do papel e colocá-los em prática. E para quem tem uma empresa, o momento é de se planejar e já começar a pensar em estratégias eficientes para conseguir ainda mais sucesso em 2019. E para isso, ter um bom planejamento de marketing é essencial. Pensando nisso, reunimos aqui algumas tendências de marketing digital que devem ser fortes neste ano para a sua empresa ficar de olho:

1. Automação: os chatbots vem com tudo:

Atendimento automatizado através de bots tem sido uma tendência crescente nos últimos anos. Cada vez mais as empresas têm investido em chatbots para atuar no relacionamento com o cliente. Em 2019 o que se espera é que o mercado de chatbots cresça ainda mais. Segundo pesquisa divulgada pela Grand View Research, a tendência é que a taxa de crescimento anual deste mercado chegue a 25% até 2025. Isso significa que o lucro global pode chegar a US$1,23 bilhão nesse período. Os bots são muito úteis dentro da estratégia de uma empresa porque acabam desafogando os funcionários e tornando o atendimento mais eficiente. Além deles estarem cada vez mais precisos, bots estão disponíveis 24 horas por dia e podem ajudar os clientes a resolverem dúvidas simples com muito mais rapidez.

Se a sua empresa ainda não apostou no mercado de chatbots, esse ano talvez seja uma boa oportunidade para começar.

2. Marketing de influência:

Quem usa as redes sociais com frequência já percebeu que boa parte das empresas tem aberto mão das técnicas de propaganda tradicionais para apostar na publicidade com influenciadores digitais. Alguns nichos de mercado tem especial aceitação dessa estratégia de marketing como é o caso de moda, beleza, alimentação, entre outros. Em 2019, o marketing de influência segue sendo uma tendência forte e pode ser expandido para vários outros nichos de mercado, se bem utilizado. Contratar influenciadores que passem credibilidade e que tenham boa aceitação entre o público alvo da sua empresa pode ser uma boa ideia para prospectar clientes.

3. Video e lives:

Utilizar lives para aumentar o seu alcance nas redes sociais e prospectar clientes é uma estratégia que vai continuar forte no ano que está chegando. Apostar em redes sociais que oferecem esse recurso como é o caso do Instagram e do Facebook é uma boa pedida para quem quer ver a sua empresa alcançando um público ainda maior. Em 2019 o vídeo continua sendo uma mídia forte e oferecer conteúdo realmente relevante é o que interessa para os seus clientes e futuros clientes. Lembre-se sempre que para utilizar o recurso das lives, ou mesmo o do stories do Instagram com eficiência é necessário mostrar que a sua empresa é autoridade em sua área de atuação.

4. Marketing de indicação:

Essa tendência já é muito forte em países como os Estados Unidos, por exemplo, e deve se tornar uma realidade no Brasil nos próximos anos. Empresas multinacionais como a Uber e a Amazon, já apostam nesse tipo de marketing que funciona através de uma premissa básica: um cliente tende a acreditar muito mais na indicação de uma pessoa próxima sobre um produto ou serviço do que em um estranho. Aproveitando-se disso, a empresa escolhe clientes fiéis e que acredita terem uma boa rede de contatos para oferecer vantagens através de indicação. A empresa pode, por exemplo, oferecer um código de desconto a um determinado cliente que dará a novos usuários um desconto na primeira compra. Quanto mais pessoas usarem aquele código, mais vantagens o próprio cliente recebe. Essa é uma estratégia que, se bem utilizada, pode gerar bons frutos para a sua empresa.

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