Chats automatizados, também conhecidos como chatbots, são uma tendência crescente no que diz respeito ao atendimento ao cliente no meio digital. Grande parte das grandes empresas, principalmente as de e-commerce, já aderiram à essa estratégia que não só facilita a comunicação entre empresa e cliente, como também ajuda a prospectar clientes novos e fidelizar os antigos.
Mas embora os chatbots estejam se popularizando, muitos empresários ainda ficam em dúvida sobre como exatamente essa ferramenta funciona. Será que é mesmo confiável? Será que um bot pode mesmo substituir um funcionário? Será que é possível programar uma ferramenta tão corretamente a ponto de ela ajudar de verdade os meus clientes? Para que você responda à essas dúvidas, reunimos aqui algumas coisas que você sempre quis saber sobre chatbots.
O que são chatbots?
Chatbots nada mais são do que softwares programados para simular uma conversa com interlocutores humanos por meio da internet. Ou seja, um bot é um programa de computador completamente capaz de atender à dúvidas e comandos de seus clientes sem a necessidade de uma intervenção humana na conversa. Hoje em dia, a maioria dos bots funciona com recursos de inteligência artificial, ou seja, ele vai ficando mais “inteligente” à medida que vai interagindo com o público.
Como funcionam os chatbots?
Chatbots podem ser implementados em diversas plataformas como o messenger do Facebook, Whatsapp, Telegram, ou até mesmo no chat de um site. Eles podem ser programados tanto para responder dúvidas dos seus clientes quanto a algum produto ou serviço, como também para realizar ações como: marcar horários, rastrear encomendas, fazer pedidos, entre outros.
Geralmente, para que seu cliente entre em contato com o seu bot, basta ele mandar uma mensagem na plataforma no qual ele está instalado e, a partir daí, o bot irá responder da melhor maneira possível de acordo com aquilo que foi “aprendendo” de outras interações.
Chatbots podem substituir um funcionário?
Essa é uma dúvida recorrente. Claro que um chatbot não funciona exatamente como uma pessoa de verdade, e para algumas dúvidas mais complexas, ainda será preciso que seu cliente entre em contato com sua central de atendimento. Apesar disso, chatbots podem facilitar e muito no processo de resolver a questões simples como a dúvida entre um produto e outro, questões sobre rastreamento de encomendas e prazos de entrega e até mesmo em ações mais práticas como marcar um horário em uma clínica de estética, um cabeleireiro, ou algo do tipo.
É vantajoso implementar um chatbot?
Sim. É vantajoso no sentido de que, com um chatbot, sua empresa está disponível todos os dias 24 horas por dia. Imagine que um futuro cliente ficou sabendo sobre o seu negócio enquanto pesquisava algumas coisas antes de dormir. Ele encontra sua página no Facebook, por exemplo, e quer tirar algumas dúvidas via chat. Se você depende apenas dos seus funcionários, a dúvida daquele potencial cliente só será respondida no dia seguinte, ao passo que, se você tiver um chatbot instalado, aquela dúvida pode ser respondida prontamente e você acaba por ganhar um cliente.
É difícil implementar um chatbot?
Não. Atualmente implementar bots em qualquer ferramenta é bastante simples, e contando com a ajuda de uma agência especializada em comunicação digital, a tarefa acaba sendo ainda mais simplificada.
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