Se você trabalha com marketing pode ser que você já tenha ouvido falar em Account Based Marketing. Como a área está em constante evolução, é muito comum que os profissionais se deparem com conceitos novos a cada instante. Account Based Marketing, em uma tradução livre, significa “Marketing baseado em contas” e é uma estratégia de marketing B2B.
Como esse pode ser um conceito ainda desconhecido por alguns profissionais, explicamos um pouco mais sobre Account Based Marketing nesse texto.
O que é Account Based Marketing?
O marketing baseado em contas, nada mais é do que uma estratégia de marketing que foca em uma empresa, ou seja, em uma conta específica. Desse modo, as campanhas desenvolvidas pela equipe de marketing são pensadas e focadas especialmente para aquela empresa.
A palavra-chave dessa estratégia de marketing é a personalização. Ao invés de focar em prospectar o maior número de clientes possível, no Account Based Marketing, a empresa foca em criar uma estratégia muito bem pensada para as contas que deseja ter como clientes e assim pensa em qualidade e não em quantidade.
Quais as vantagens do Account Based Marketing?
Esse tipo de marketing baseado em contas surgiu da necessidade de otimizar os processos de aprovação de uma campanha dentro de uma empresa. É que em agências que trabalham no esquema B2B, ou seja, de empresa para empresa, a aprovação de uma campanha pode tomar muito tempo. Isso porque a campanha precisa passar por vários setores da empresa antes de ser aprovada, o que acaba deixando o processo bastante lento.
Já quando a campanha de marketing é feita pensada especificamente em uma conta, é mais fácil já levar em consideração de antemão esses vários setores e fazer com que a aprovação saia mais rapidamente. Além disso, o marketing baseado em contas acaba por otimizar os processos também dentro da agência, fazendo com que os funcionários sejam utilizados de maneira mais inteligente e não percam tempo com campanhas que vão e voltam antes da aprovação.
O alinhamento entre o setor de vendas e o de marketing também fica mais fácil, já que todo o processo é feito pensando em vender a campanha para um cliente em específico.
Como implementar o Account Based Marketing na sua empresa?
O primeiro passo seria criar uma lista com aquelas empresas que você considera os “clientes dos sonhos”. Ou seja, defina com a sua equipe aquelas contas que vocês desejam mesmo conseguir para a agência.
A partir daí é hora de pesquisar muito sobre essas empresas. Entenda suas necessidades, como os clientes dessa empresa se comportam, quais são os pontos que precisam melhorar e foque sua campanha diretamente naquilo que a sua agência acha que vai funcionar e agradar o cliente em potencial.
Depois é hora de começar a produzir um conteúdo que de fato interesse seu potencial cliente e conseguir prospectar contatos dentro daquela empresa. Prestar atenção em redes sociais como o LinkedIn pode ser uma boa estratégia.
Por último, é necessário alinhar a área de marketing e vendas para conseguir vender essa campanha da melhor maneira possível.
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